terça-feira, 28 de novembro de 2017

A MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA DE JONAS E A SUA ORAÇÃO

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.  Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.  E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição, ó SENHOR, meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade. Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do SENHOR vem a salvação.  Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra. (Jonas 2:1-10)
No capítulo um, Jonas foge do Senhor.
No capítulo dois, Jonas ora ao Senhor.
No capítulo três, Jonas aceita vontade do Senhor e vai a Nínive.
No capítulo quatro, Jonas questiona a misericórdia do Senhor aos ninivitas.
Apresento os capítulos apenas para informar aos que não conhecem a história que ela não se resume ao conteúdo citado acima que se trata do capitulo dois. Contudo, ao ordená-los vejo que dá para você construir um ótimo sermão levando em conta essa estrutura progressiva.
Jonas ficou três dias e três noites no ventre de um grande peixe, por não aceitar a vontade de Deus.
Na sua angústia, Jonas clamou ao Senhor e o Senhor lhe ouviu.
Das profundezas, Jonas gritou e o Senhor ouviu a sua voz.
Jonas desceu até onde nascem as montanhas, ficou preso pelas algas como que pelos ferrolhos da terra, mas o Senhor livrou a sua vida da perdição.
Quando Jonas desfalecia, perto de perder a sua vida ele se lembrou do Senhor e a sua oração chegou até os ouvidos do Senhor lá no céu.
Jonas chegou à conclusão: os que buscam outros e não ao Senhor, perdem a oportunidade de desfrutar de sua misericórdia.
Então Jonas declara que com agradecimento ofertará ao Senhor, ele diz que o que prometeu, cumprirá, porque entendeu que do Senhor vem a salvação.
Acredito que depois de experimentar a maravilhosa graça do Senhor, Jonas não está disposto a ofertar apenas valores materiais, mas principalmente a sua  própria vida.
Que o Senhor desperte os que dormem o sono profundo do porão, para descobrirem que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos destruídos (Lamentações 3:22) pelas tormentas que abalam a nossa fé.
Pr. Carlos Azevedo
Postado primeiro em: A favor do Reino

Nenhum comentário:

Postar um comentário