quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PARA QUE TANTA HUMILHAÇÃO


Resultado de imagem para HUMILHAÇÃO DE JESUS

EFÉSIOS 4:1-16

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. V 10 – RC

Jesus foi exaltado pelo Pai, recebendo dele como filho obediente toda a autoridade e poder. Jesus também concedeu autoridade e poder aos homens. Mas Jesus também se humilhou se rebaixou, chegando até ao ponto de morrer e ser sepultado.

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Fp 2:8-11
A PERGUNTA É: PARA QUE TANTA HUMILHAÇÃO.
Existem pessoas que desqualificam Jesus como Deus porque não admitem um Deus que recebe ordem, mas Jesus não está recebendo ordem de  homens, Ele obedece à ordem do Pai e isso só o exalta mais inda, pelo fato de ser quem Ele é, e ter feito o que fez - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz, Fp2: 8.
Acho que os que pensam assim não entenderam o que aconteceu. Jesus veio ao mundo para que por meio da sua humilhação, fôssemos exaltados para a gloria do Deus Pai. Todo o mundo deveria reconhecê-lo como o Messias o enviado de Deus para salvação de todos e dar gloria ao Deus Pai.
Jesus foi o representante o embaixador do Deus Pai, logo quando se faz algo em nome de alguém a honra e gloria são para este alguém. É como se alguém passasse uma procuração a alguém idôneo para representá-lo, o beneficiário no final será aquele que lhe passou a procuração, a gloria é dele.
Tem pessoas que não conseguem entender como é que alguém pode se rebaixar tanto assim em favor de quem não merecia nada além da morte e outro receber a gloria. É assim mesmo, mesmo que esgotemos todo o papel e tinta do mundo, continua inexplicável, ou aceitamos o que esse Deus fez ou passaremos a vida toda em constante conflito.
Para você ficar mais impressionado ainda, Deus o exalta no momento em que Ele decide se humilhar - achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, Fp2: 8-9.
Deus queria nos salvar e não havia alguém capaz para fazer isso entre os mortais, só um divino poderia fazer, será que é difícil entender isso! Infelizmente para muitas mentes isso ainda é um tabu.
Sabendo Deus do orgulho humano não poderia ser diferente. Se alguns não conseguem conceber o simples fato de receber uma ordem do seu patrão que lhe paga o salário ou de um sujeito que tem um nível de escolaridade duas vezes mais baixo que o seus, como será que iriam encarar o fato de um sujeito chamado Calos qualquer, chegando sei lá de onde, com uma mensagem qualquer, lhes dissesse eu sou o teu salvador, vem e segue-me? Mesmo sendo Ele o SENHOR, não foi nada fácil a aceitação, quanto mais para o Carlos!
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, João 1:11.
Baseando-me em Efésios 4:1-16 quero acrescentar mais alguns porquês para TANTA HUMILHAÇÃO.
1 – Querendo o nosso aperfeiçoamento, (V 12) ele veio para nos capacitar, nos tornar pessoas melhores para Deus, Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (v 8).
2 – Para que a fé fosse única, até que todos cheguem à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (v 13), um crescimento espiritual. É Cristo vivendo em nós e nós vivendo Nele.
3 – Para que não sejamos inconstantes, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente (v 14). Não podemos viver sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade - portanto a fé que Cristo espera que tenhamos deve está baseada nos ensinamentos que Ele nos dá pelas Sagradas Escrituras e por nenhum outro meio.
4 – Para sermos semelhantes a Ele (Vs 15-16) – invés de sermos pessoas inconstantes, seguiremos com amor a verdade em todo tempo - falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade - e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhantes a Cristo, que é o Cabeça. O dom que Ele deu aos homens não pode ser utilizado de qualquer forma, devemos entender que ele veio, cumpriu todas as coisas, morreu, foi sepultado, ressuscitou, voltou ao céu e foi glorificado pelo Pai. E com isso libertou a muitos que estavam nas garras dos enganos de satanás e o dom que ele deu aos homens deve ser administrado debaixo da sua autoridade. Jesus é o SEHOR da igreja e das nossas vidas!
Devemos entender: ninguém foi tão humilhado como Ele, mas também ninguém foi tão exaltado quanto Ele. Ele é Deus! E todos, quanto os que o reconhecem quanto os que não o reconhecem, vivem e viverão debaixo dessa autoridade. Para a gloria de Deus Pai.

Pr. Carlos Azevedo – IAP GUANAMBI - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário