quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A PROPOSTA DE DEUS PARA UMA NOVA VIDA


E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Ap 21:5

A proposta de Deus exige uma mudança, não apenas de comportamento.
Geralmente sempre que se fala de mudança, se pensa também naquelas coisas que temos que abrir mão, coisas que sempre ficam para traz (mudanças de apartamentos, por exemplo).
Existem outros exemplos de mudança. Mudanças para um novo ano por exemplo. Existem pessoas que quando vai se aproximando o fim do ano já começam a fazer planos, é aquela mudança no próprio ambiente onde mora, é a mudança no guarda poupas, é na escola, no emprego, troca do carro, mudança de país, no comportamento e etc.
Eu quero dizer para você que quando Deus planejou a maior de todas as mudanças ele também pensou em novidades, ou seja, ele deseja o novo.
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Romanos 6:4.
Nesse caso nós somos o alvo de mudança para DEUS, lembrando-se da palavra do Senhor a João na ilha de Patmos que diz: “Eis que faço nova todas as coisas”, vamos fazer uma ligação com o que está escrito no final da primeira parte do capitulo 21 do apocalipse, no versículo 8? Está claro que o objeto de mudança e os tipos de mudanças que Deus tem em mente são totalmente diferentes dos nossos estereótipos. Geralmente os nossos conceitos de mudanças são mais no sentido externo ou de fora para dentro – por exemplo, mesmo que alguém diga “vou seguir tal tendência porque assim me sinto bem interiormente” (moda), não foi uma mudança de dentro para fora e sim, uma tendência, influencia do momento, aquilo que está em moda no momento influenciou a sua decisão para pensar em mudar. Veja a explicação abaixo como exemplo mais claro.
Um estereótipo de beleza são as noções predominantes da maioria de uma sociedade que determinam o que é considerado belo.
Os estereótipos de beleza vão sendo alterados com o tempo. Antigamente, estar acima do peso ideal era o estereótipo de beleza, porque transmitia a ideia de saúde, porque a pessoa tinha boa capacidade financeira e dinheiro suficiente para comer muito.
Mais tarde, o estereótipo de beleza é bastante diferente, sendo que a maioria das pessoas acha que ser bonito é estar dentro do peso considerado ideal, em forma física.
É claro que existem situações das quais queremos fugir desesperadamente, e se for possível fazer algo para modificar tal situação, iremos procurar os meios adequados para fazer, (saúde e família, por exemplo).
A mudança de ano traz para alguns não apenas as expectativas de uma mudança, mas às vezes algumas coisas de fato mudam para elas.
Nesse momento eu quero que você desvie o seu foco para uma mudança totalmente diferente que é apresentada aqui em apocalipse.
Você precisa entender que só existe uma forma das coisas se tornarem novas de fato. Segundo o relato do Senhor a João na ilha de Patmos, isso só será possível quando o mundo for outro (v.1). Logo quando o mundo for outro, todas as coisas incluindo o homem, também serão outros (Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia)
Antes de passar para as considerações finais, quero deixar claro que mesmo em se tratando de uma visão do apostolo João, é importante pensarmos no caráter daquele que é o transmissor dessas informações, ele diz para João o seguinte: “Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Trata-se do Senhor Jesus. Veja como essa tradução descreve o V1: ENTÃO VI uma nova terra (sem oceanos), e um novo céu, porque a terra e o céu atuais haviam desaparecido. Imaginem esse mundo que conhecemos sem os oceanos, a primeira coisa que vem a minha mente é que Deus retirou as divisórias que separavam alguns povos e nações, nessa nova terra não existem mais fronteiras, as águas fugiram e os continentes se ligaram. Todos agora contam com livre acesso para um novo mundo. Algo já mais imaginado pelo homem, não é que apocalipse esta dizendo que na nova terra não haverá água. Isso é na minha forma de pensar, a descrição de um único mundo capaz de ser governado por um único governo. Algo realmente novo!
Conclusão:
Deus fará tudo novo independente de qualquer coisa, porque isso é a sua vontade.
O homem vivenciará algo realmente novo, um novo mundo nunca visto - a maior novidade nesse mundo será o seu governo. Eu ouvi um alto brado que vinha do trono, dizendo: "Atenção, a morada de Deus agora está entre os homens, e Ele morará com eles e eles serão o seu povo; sim, o próprio Deus estará entre eles, (v 3).
Não haverá mais motivos para desesperos - o sofrimento não levará mais as pessoas ao erro. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas, v 4. As primeiras coisas são as que vivemos hoje aqui nesse atual sistema de vida terrestre que o nosso Deus promete apagar.
A promessa feita será cumprida - (João 14:3) E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também, (Ap. v 5).
Jesus garante a sua palavra – Ele deixa claro que a fé nele nos dará confiança para esperar o tempo certo da verdadeira mudança. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.  Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho, (v 6,7). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono, (Ap 3:21). Como foi dito não podemos errar o alvo, do mesmo jeito que cada um de nós é o alvo de Deus, ele deve ser o nosso alvo também, faça como o apostolo Paulo: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14
Amados enquanto o mundo for esse que temos nada será novo, pode o tempo passar e as pessoas realizarem suas mudanças. Mas a cada amanhecer tudo será do mesmo jeito as manchetes no radio, jornal, TV, internet e etc. serão sempre as mesmas. Você pode não chorar por você, mas vai ter que chorar pelo amigo, pelo parente, pelo mundo. E isso! nesse mundo nada é novidade.

A proposta de Deus não é de um ano novo – a proposta de Deus é de um mundo novo melhor. No qual eu e você tomamos parte de começar agora uma  mudança certa nas áreas certas de dentro para fora, que resulte para todos em uma nova vida em Cristo Jesus (I Co 5:17). Isso pode ser feito a qualquer momento.
Pastor Carlos Azevedo – IAP GUANAMBI - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário