quarta-feira, 27 de abril de 2016

A autoridade de Jesus x a autoridade dos homens

A fonte da autoridade



E admiravam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade, Lucas 4:32.
Ele deixou alguns impressionados com sua autoridade e poder (Lucas 4:36), também inconformados (Marcos 11:28).

Qual é a fonte da sua autoridade e poder

Primeiro, a fonte do seu poder não deriva das autoridades religiosas do seu povo, Lucas 4:24, João 1:11.
Segundo, a autoridade dele não deriva do apoio popular, apesar do povo o buscar cada vez mais, (Lucas 4:40,42, 5:15), pois não se encantava com a força do movimento popular como fazem muitos nos dias de hoje.
Não! Não estou descrevendo nenhum super político, estou falando de Jesus, o maior “homem” de todos os tempos.
A autoridade de Jesus era derivada da presença constante do Espírito Santo sobre sua vida, o Espírito Santo tinha total liberdade para atuar livremente em suas decisões (Lucas 3:22, 4:1,14). Sua autoridade provinha também de sua constante comunhão com o Pai (Lucas 5:16; João 17:12).
Qualquer pessoa que convivesse com ele perceberia logo que ele era o messias por causa da autoridade expressa em tudo que ele fazia. No seu ensino, em relação aos demônios, na cura de doenças, em seu discipulado e etc. como podemos confirmar em alguns trechos do evangelho de Lucas, (Lucas 4:15,16,31-32 - Lucas 4:42-5:3 - Lucas 4:34-37,41 - Lucas 4:36 - Lucas 4:40 - (Lucas 5:12).
Jesus não precisava que demônios dessem testemunho dele, ele estava ali para que eles fossem silenciados (4:36). Não precisamos do testemunho do maligno para compreendemos as obras de Deus.
Jesus demonstrou sua autoridade e poder de uma maneira extraordinária que nenhum homem poderá demonstrar, mas nunca se engrandeceu por ter essa autoridade e poder. Ele conquistou o respeito dos seus seguidores porque sua autoridade não derivava de: autoridade religiosa do seu povo nem do apoio popular.

A autoridade de Jesus x a autoridade dos homens

É extremamente incomparável e é por isso que os políticos que estão por ai se dizendo representantes do povo estão sendo envergonhados, eles não têm autoridade, eles foram eleitos pelo povo, que se não votassem neles esse sistema governamental não existiria, contudo, quando estão no “poder” começam a costurar seus próprios interesses, e os interesses daqueles que supostamente lhes conferiram o poder para governar ficam esquecidos.

Poder judiciário – o símbolo: uma estatua com os olhos tapados, simbolizando a imparcialidade da justiça, que justiça? A justiça dos homens só enxerga o que convém aos seus interesses, deve ser por isso que ela sega.
O povo também não tem autoridade nenhuma para conferir a eles o poder de governar, o povo é ameaçado, se não tiver o titulo de eleitor e não votar é penalizado, então na verdade esse poder que ai estar é um poder maligno.
Infelizmente existem aqueles que perfidamente usam o nome de Deus, traindo o povo que pensam serem eles seus defensores políticos e também espirituais. Deveriam era sentir se envergonhados em fazer parte desse sistema onde o nome de Deus não é glorificado.

Jesus o justo

Não importa, ou como filho do homem ou como filho de Deus, sempre deu exemplo de autoridade e poder. Não teve por usurpação ser igual a Deus, sabia que mesmo sendo Deus, foi enviado pelo supremo para cumprir uma missão e a cumpriu de acordo com a justiça de Deus.
Dando exemplo de humildade, se tornou servo de todos, amou o ser humano até o fim entregando a sua própria vida. Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim João 13:1.
Enquanto os que detêm “autoridade” em especial os políticos, não são servos de ninguém, a não ser dos seus próprios ventres, massacrando os que supostamente os elegeram para servirem à nação. Não temem a Deus usam o nome de Deus em vão, a palavra diz:
Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois o ­Senhor, o nosso Deus, não tolera nem injustiça nem parcialidade nem suborno 
2 Crônicas 19:7
Encerro esse texto lembrando o que aconteceu recentemente em nosso país (impeachment). O que vi foi um circo com alguns irracionais devorando uns aos outros, tendo o povo como se fossem os palhaços, tudo isso por quê? Por causa do poder.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra, Mateus 28:18.

Todos nós estamos debaixo da autoridade maior. Quem quiser ser grande tem que se tornar servo, tem que se tornar pequeno para ser engrandecido pelo que tem a verdadeira autoridade, Jesus o Senhor.