terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Não ande atrás de movimentos – Busque a Jesus

João 5:1-15
Hoje existem muitas portas abertas, mas a verdadeira porta é Jesus e essa nunca estará fechada para aquele que a buscar.
Pensando nisso, eu quero falar para você que hoje existem muitos movimentos espalhados pelo mundo com promessas de uma vida melhor.
Tais movimentos oferecem desde alguns momentos felizes atrativos, terapêuticos onde muitos podem sentir-se conectados com os astros até mesmo propostas superatraentes aonde a proposta vai desde curas extraordinárias até uma completa reviravolta na vida financeira. De um simples mecânico a dono de uma rede de lojas de carros da noite para o dia. É claro que para isso existem os seus segredos, isso é algo tão espetacular que não é para qualquer um!
O versículo 3 do evangelho de João 5, diz que havia em um dia festivo  em Jerusalém , uma grande multidão junta a um tanque, chamado em hebreu de Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas.
Fique atento para a seguinte expressão: grande multidão (...) esperando o movimento das águas.
Parece que estou vendo os dias de hoje sendo descrito aqui, uma multidão de miseráveis desesperados correndo atrás de varias promessas lotando espaços ou viajando quilômetros e quilômetros em busca de milagres ou de qualquer outra coisa. Essa é a situação de muitos que ainda não experimentarão a força do verdadeiro movimento em suas vidas, o movimento que transforma. Esse movimento da uma nova vida e não tem como representante um homem ou uma razão social. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito, João 3:5,6. Deus é o próprio movimento na vida daqueles que vivem parados sem ação e já sem esperança. Não se deixe levar por movimentos criados por homens, levante-se tome a atitude de seguir o único que verdadeiramente pode mudar a sua vida.
Não ande atrás de movimentos duvidosos
O movimento acontecia em certo tempo e tinha uma proposta, cura (4).
A proposta do movimento era espetacular, nada mais, nada menos que um anjo, é! Um anjo viria para agitar a água... um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água... E curava qualquer enfermidade.
Faça uma ligação com os movimentos que você conhece, quando eles querem impressionar não é qualquer artista que serve, tem que ser aquele! Vamos pensar juntos em algo bem simples? Por exemplo, que graça tem programar aquele culto de milagres e chamar o pastor local para ministrar e orar pelas muitas pessoas que foram convidadas para receber a cura? É preciso trazer o homem de deus vindo de Brasília conhecido nacionalmente e quem sabe até internacionalmente por fazer grandes prodígios – mas deixe-me lembrar duma coisa, esse milagre espetacular tinha um porem: era só para o primeiro que entrasse na água, o movimento era especial mesmo, não era pra qualquer um. Pois bem, estava ali um homem que, havia 38 anos, se achava enfermo, (5). Esse homem espera a sua vez, uma oportunidade para ser feliz na vida ficando livre daquele mal.
É! Existe um ditado que diz: quem espera sempre alcança e a Bíblia diz que aquele que perseverar até o fim será salvo.
O texto diz que aquele dia era um dia de festa em Jerusalém, provavelmente esse fato aumentava o numero de visitantes e curiosos ali no tanque de betesda, (lugar de misericórdia) mas para o paralitico a situação era de quase solidão, até o momento nenhum daqueles ali tiveram compaixão dele. Provavelmente quando o Mestre se aproximou daquele lugar nem foi notado de imediato, às vezes os movimentos não deixam perceber a presença do Senhor, principalmente nas coisas mais simples da vida.
Ali quase que imperceptível algo acontece, o homem houve uma voz bem pertinho do seu ouvido para que o barulho da grande multidão não interferisse: Queres ficar são? Imagine que surpresa! 38 anos esperando por isso, agora ouve uma pergunta dessa. A resposta descreve a sua frustração, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim, (7).
E novamente naquele momento intimo com o Senhor ele ouve outra vez uma palavra: Levanta-te, toma tua cama e anda, (8).
Enquanto esse fato maravilhoso está acontecendo, muitos estão esperando pelo movimento, disputando o melhor lugar para ser o primeiro, fico imaginando quão grande era essa disputa – o que você faria se tivesse no lugar dessas pessoas sabendo que existia uma única chance para voltar a enxergar, andar e etc.?
Para quem está vivendo nesse desespero Jesus diz: Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou, João 6:27. Ali ao lado deles estava o enviado, mas o movimento não deixava enxergar. A distração era tanta que provavelmente só perceberam o que tinha acontecido quando o homem feliz da vida passou pelo meio deles carregando a sua cama em pleno dia de sábado, (5:8,9).
Enquanto que os movimentos desse mundo têm promessas limitadas para uma multidão carente das coisas dessa vida, Jesus que vai alem do que os olhos podem vê, ele da vida eterna para as multidões carentes e desesperadas por salvação.
Ele disse: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo, João 6:51.

Os donos do movimento logo ficaram sabendo que alguém tinha feito algo que não era de acordo com suas praticas e procuraram repreender o homem e saber quem foi esse que fizera tão coisa.  Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama, (10).
Mas que o curou tinha autoridade - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda, (11). Aquele que o curou não pertencia a nenhum movimento humano, nem gostava do que gosta os donos de movimentos desse mundo - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão, (12,13).
O Senhor vai alem das intenções momentâneas e passageiras dos lideres de movimentos, ele se preocupa com o futuro daquele que recebe uma nova vida - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior, (14).
A obra de Deus é salvar vidas para sua gloria e do Filho - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara, (15).

Uma pessoa que teve sua vida transformada pelo Senhor vive para testemunhar do nome do Senhor e fazer com que muitos possam conhecê-lo
Independente do tempo que tenha levado para o homem receber a cura, ele estava ali para que Deus manifestasse a sua gloria.

Ele estava ali para que Jesus mostrasse a verdadeira misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário